sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dia do estagiário é comemorado com palestra na Famaz



A Coordenação de Estágio e Egressos da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) preparou uma palestra especial para a comunidade acadêmica no dia 19 de agosto. O evento foi alusivo ao Dia do Estagiário comemorado no último dia 18. O evento contou com a presença da coordenadora do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-Pará) Vanessa Anjos e o Agente de Negócios Everaldo Neto, que abordaram a importância do estágio e divulgaram os serviços ofertados pelo IEL-Pará.
 
Para o coordenador do evento, Rodrigo Barata esta foi uma grande oportunidade para que os acadêmicos da Famaz saibam como proceder na hora de irem à busca do primeiro estágio. “Hoje eles descobriram como garantir o primeiro estágio e também que esta é uma fase importante para um profissional de sucesso”, afirmou.

Os palestrantes ficaram agraciados com a presença maciça dos alunos. A coordenadora do IEL-Pará, Vanessa dos Anjos afirmou que a parceria entre a Famaz e o IEL já começa a render bons frutos. “Falar sobre emprego e estágio para jovens que estão se preparando para o mercado, é sempre gratificante e a Famaz está de parabéns por inovar oferecendo um evento de qualidade aos alunos”, finalizou.


No final das palestras os alunos também receberam as fichas de cadastro para inclusão no banco de estágio e emprego do IEL.







terça-feira, 27 de agosto de 2013

Alunos da Famaz participam do 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem


Alunos e docente aprovam artigo em congresso

 A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) será muito bem representada no 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que vai acontecer no período de 07 a 10 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. 

O artigo aprovado tem como o tema “A Enfermagem e a cultura popular no cuidar de queimaduras provenientes de calor”. O Aceite foi resultado dos trabalhos dos discentes do 2º período vespertino de enfermagem (2013/01), que apresentaram o Trabalho de Conclusão de Disciplina(TCD) articulado ao grupo de orientação da disciplina Sociologia e Saúde, ministrada pela Profª Msc. Rosa Ibiapina. Ao final da pesquisa, os alunos ficaram bastante entusiasmados e apresentaram o trabalho na III Semana Acadêmica Integrada da Famaz, em forma de Banner. Segundo a Profª Msc. Rosa Ibiapina este resultado mostra que a famaz prima pela excelência no ensino. “O aceite no congresso vem legitimar o empenho destes alunos e uma instituição que prima pela excelência de suas ações, pois os bons resultados nada mais são do que o fruto de muito empenho de toda a família Famaz”, finalizou a docente

Confira abaixo o nome dos discentes que irão participar do congresso: Mayra Sunamita Pardauil Silva Farias de Freitas, Ezequias da Silva Trindade, Lígia Pinto Silva, Joseane Socorro da Silva Lameira e Sibelle Machado Barreirinhas Figueiredo.

65º Congresso Brasileiro de Enfermagem – O evento é promovido pela ABEn Nacional e realizado pela Seção RJ da ABEn, e tratará do tema - “Cuidado com a vida”. Ancorados pela história dos congressos anteriores e, considerando a experiência acumulada pelos segmentos e áreas da enfermagem, realizou-se a construção da temática do 65º CBEn/2013, que deu-se a partir de oficinas que congregaram representantes dos serviços de saúde, de instituições de ensino e dos órgãos de classe.

O tema central será desenvolvido em três grandes eixos: Formação em Enfermagem  e a gestão do cuidado nas políticas sociais, Interfaces da Enfermagem com práticas diversas de cuidado em saúde, Cuidado de enfermagem na construção de uma sociedade sustentável. Os eventos acolherão aproximadamente 5.000 participantes entre enfermeiros, técnicos/auxiliares de Enfermagem, estudantes de Enfermagem, associados da ABEn ou não, bem como demais profissionais de saúde, do Brasil e do exterior.

A programação científica será implementada na forma de conferências, painéis, mesas redondas, rodas de conversa, Tenda Paulo Freire, cursos, oficinas, simpósios, reuniões temáticas e institucionais, feira de exposição tecnológica e livros. Contaremos com a presença de conferencistas nacionais e internacionais.

               

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Trote Solidário recebe premiação nacional



Nos dias 24 e 25 de agosto uma comissão composta por cinco alunos e o coordenador de Pesquisa e Extensão (Nupex) da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) estiveram em Campinas (SP) para participar de uma oficina de premiação para as Instituições vencedoras do concurso Trote da Cidadania da Fundação Educar DPaschoal, que tem como objetivo de abolir a cultura do trote violento nas universidades, oferecendo como alternativa uma forma de trote que estimula a interação entre calouros e veteranos.

Para o coordenador do Nupex, Constantino Alcântara, foram dois dias de aprendizado e troca de experiências. “Os 15 alunos das três instituições premiadas realizam várias atividades no sentido da inovação para a responsabilidade social. Foram gerados uma profusão de ideias e propostas para a construção de um mundo melhor”, finalizou.  

Trote Campeão – O Trote Solidário 2013/01: um game pela cidadania comunitária, realizado da Famaz foi premiado como o melhor projeto do Brasil pela Fundação Educar DPaschoal. De acordo com a organização do evento o projeto acadêmico é inédito e inovador, por realizar ações de vários cursos em uma única comunidade, a Vila da Barca, onde vivem 2.400 famílias em vulnerabilidade social, econômica e ambiental. 

A Famaz disputou com Instituições conceituadas e reconhecidas nacionalmente, como a Escola Superior de propaganda e Marketing (ESPM), USP e Unicamp, e mostrou que pode competir entre as maiores do país. 

O trote solidário da Famaz já realizou na comunidade a reforma do prédio da Associação de Moradores, implantou ações de pesquisa e extensão para melhorias socioeconômicas e ambientais de responsabilidade social com ações continuadas e atualmente está no projeto de construção do prédio para abrigar a creche comunitária.






segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Famaz prorroga prazo para a rematrícula

A Famaz comunica que o prazo para a rematrícula de veteranos, foram prorrogadas até o dia 23 de agosto. As aulas para os veteranos tiveram início no dia 05 de agosto, para todos os turnos. Neste semestre, a novidade na rematrícula, permite que os alunos veteranos permitam pagar a taxa de readmissão, e a rematrícula num único documento, facilitando o processo.

Para maiores informações, favor procurar o setor financeiro da Famaz.

Direção Geral

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Famaz comemora dias dos pais



No dia 9 de agosto, na sala dos professores da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) os pais que trabalham na Instituição foram homenageados com um coquetel. 

O diretor Geral da Famaz, Shen Paul, relatou a importância da figura paterna na formação do caráter e ressaltou a figura dos “pães” (mães e pais) na sociedade atual. “Hoje vivemos em uma sociedade que a figura das mães que assumem os dois papeis é muito importante. São mulheres de fibra que educam os seus filhos e ensinam os valores”, revelou o diretor Geral.

Na ocasião a professora Vera Pimentel, prestou um depoimento que emocionou a todos os presentes no evento. “Criei meu filho sozinha e hoje ele é uma pessoa de bem. Foi aprovado no mestrado em Portugal. Isso é reflexo de uma vida dedicada ao amor”, disse a docente.

O coordenador Administrativo, Mauro Melo, encerrou a cerimônia em homenagem aos pais com uma oração. 

Dia dos pais – Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day). No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto. No país a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.










terça-feira, 13 de agosto de 2013

Aviso - Carteira Estudantil



Avisamos aos alunos que a captura da imagem para a Carteirinha Estudantil será realizada no dia 19 de Agosto 2013, na Coordenação de Radiologia (em frente à escada rolante). O atendimento será realizado pela manhã tarde e noite, nos seguintes horários:
  • Manhã => das 9h40 às 10h (Direito e Enfermagem);
  • Tarde => das 13h50 às 16h (Enfermagem);
  •  Noite => das 19 às 20h (Administração e Direito) 
                    => das 20 às 21h (Engenharia Civil, Educação Física e Serviço Social);
                    => das 21 às 22h (Enfermagem e Ciências Contábeis).

ATENCIOSAMENTE
Secretaria Acadêmica