quinta-feira, 31 de maio de 2012

Famaz tem representante no Encontro de Desenvolvimento Sustentável


Acontece na capital do Amazonas de 30 de maio a 01 de junho o “Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio +20”. O evento reúne autoridades dos nove estados da Amazônia Brasileira para definir e aprovar a "Carta da Amazônia" para a conferência Rio+20, que acontece no dia 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. O documento, que começou a ser construído em março, receberá as últimas contribuições para então ser entregue à presidenta Dilma Rousseff.
E a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) está muito bem representada no evento. O Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão, prof. Dr. Constantino Alcântara. Participa como delegado e representante da comunidade científica.  
De acordo com dados da organização, mais de 400 pessoas tiveram inscrições confirmadas e participam das discussões. 

Presidente da Câmara chama caso da calcinha de 'ridículo'


Ao voltar a comentar o episódio da calcinha perdida na Câmara, o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), disse nesta quinta-feira (31) que teve curiosidade para saber se a peça íntima era "uma daquelas que a gente usa para limpar os dentes".

Maia classificou o caso de ridículo e disse que tem que ser encarado como uma brincadeira.
"A curiosidade é grande. Mas é um tema ridículo. Temos que levar no tom da brincadeira. Eu tinha curiosidade para saber se era uma daquelas que a gente usa para limpar os dentes. Mas não é, né. Parece que é uma calcinha maior, mais expansiva. Mas é uma brincadeira e não tem nenhuma relevância para o Brasil", afirmou.

Há 15 dias, um deputado, ao entrar no plenário da Câmara, deixou a peça íntima cair do bolso do paletó. As poucas testemunhas não o identificam.  Segundo os relatos, ele mexeu no bolso para pegar o celular e deixou cair no chão uma calcinha vermelha e branca -modelo grande, de algodão.

Entretido com o telefone, não percebeu que a peça ficou no chão, no centro do plenário da Câmara.
Um segurança que acompanhou a cena se aproximou, recolheu a calcinha e a escondeu atrás de uma lixeira.
Alertado, um assessor do presidente da Casa recolheu a calcinha, a colocou em um envelope e indicou que a levaria para o departamento de achados e perdidos.
Em mais um dos mistérios do Congresso, a seção nunca a recebeu. Na versão de outro segurança, a peça foi incinerada.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1098442-presidente-da-camara-chama-caso-da-calcinha-de-ridiculo.shtml

Relator diz que não vê necessidade de 10% do PIB para a educação

O relator do PNE (Plano Nacional de Educação), deputado federal Angelo Vanhoni (PT-PR), afirmou nesta quarta-feira que não vê necessidade de uma reserva de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para investimentos em educação. Ele reconheceu, no entanto, que uma nova rodada de conversas será feita com o governo na tentativa de se chegar a um consenso sobre o índice.

A definição do percentual é o principal ponto de impasse para a votação da matéria em comissão especial da Câmara dos Deputados, criada no ano passado para debater o assunto. "Eu acho que os 7,5% são suficientes para enfrentar os problemas estruturantes da educação brasileira. A bandeira dos 10% é muito mais política", disse o petista.

Encaminhado ao congresso no final de 2010, o plano original previa a elevação do investimento público de forma a atingir, até 2020, o percentual de 7% do PIB. O relator da matéria elevou o índice para 7,5%, mas entidades do setor pressionam por uma reserva de 10% para a educação. O índice atual de investimento é de cerca de 5% do PIB.

Negociação
Diante do impasse, Vanhoni reconheceu que uma nova discussão deverá ser feita com autoridades do governo para debater o assunto. O tema, disse, já foi levado ao Ministério da Educação e à Secretaria de Relações Institucionais.
"Estamos esperando até semana que vem para que nos deem um retorno. (...) Para consolidar uma saída para o impasse, estamos solicitando mais uma rodada de negociações", disse.
O PNE deve ser votado apenas no próximo mês. O texto pode seguir diretamente para o Senado Federal --a matéria pode ir ao plenário da Câmara caso isso seja solicitado pelos deputados. O plano estabelece 20 metas, além de estratégias, para a educação na próxima década. 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saber/1097883-relator-diz-que-nao-ve-necessidade-de-10-do-pib-para-a-educacao.shtml

Unicamp e Unesp são únicas brasileiras em lista de melhores universidades


A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista) são as duas únicas brasileiras a aparecer no ranking das 100 melhores universidades do mundo fundadas há menos de 50 anos.

A Unicamp, de 46 anos, é a 44ª melhor. A Unesp (Universidade Estadual Paulista), com 36, quase fica de fora. Está na 99ª posição.  O ranking foi elaborado pela primeira vez pelo THE (Times Higher Education), um dos mais importantes institutos de avaliação do ensino superior no mundo.

Segundo Phil Batty, responsável pelo estudo, a exclusão das universidades com mais de 50 anos permite conhecer as "futuras Harvards ou Oxfords", numa referência às centenárias escolas dos EUA e do Reino Unido que costumam liderar os rankings de melhores lugares para estudar no mundo.

O THE faz outros rankings. No mais conceituado e completo, que inclui todas as universidades do mundo e envolve 13 critérios de avaliação, a USP (Universidade de São Paulo) é a única brasileira. Na lista divulgada no ano passado, estava no 178º lugar entre 200.
Em outro, que mede a reputação de uma instituição entre professores e pesquisadores ao redor do mundo, também só a USP aparece, na faixa entre o 61º e o 70º lugar.

Esse novo ranking, das caçulas, usa os mesmos 13 critérios, que incluem número de alunos por professores, dinheiro investido em pesquisa, total de docentes e estudantes estrangeiros e publicação em revistas científicas.

A líder é a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, que fica na Coreia do Sul. Foi criada em 1986 com dinheiro de uma companhia de ferro e aço que, à época, era parte estatal, parte privada.
A universidade é privada, cobra cerca de R$ 17 mil de anuidade dos alunos de graduação e tem 3.000 estudantes. É totalmente focada em pesquisa.

A Coreia ocupa ainda o 5º lugar, com o Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia.
O Brasil tem motivos para comemorar --é o único país da América Latina no índice, e outros emergentes como Índia e Rússia estão de fora-- e para se envergonhar: estamos longe do topo e atrás de países muito menores, como Cingapura (16º), ou também emergentes, como a Turquia (32º).
"É possível ter um otimismo cauteloso de que essas jovens universidades brasileiras irão, com o tempo, subir no ranking", disse Bates à Folha.

Segundo ele, o que esse novo ranking mostra é que universidades pequenas, que focam seus investimentos em determinadas áreas, acabam se saindo melhor.

Outra brasileira de renome, a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) ficou fora do ranking porque, segundo o THE, não repassou os dados objetivos usados para análise e classificação.
Na segunda-feira, outra instituição, a QS (Quacquarelli Symonds), também do Reino Unido, divulgou o seu ranking das 50 melhores universidade do mundo com menos de 50 anos.
A Unicamp é a única brasileira, em 22º lugar.

Os dois institutos adotam critérios diferentes. Enquanto no THE a pesquisa tem peso maior, no QS conta mais a reputação de uma universidade no meio acadêmico mundial.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saber/1098023-unicamp-e-unesp-sao-unicas-brasileiras-em-lista-de-melhores-universidades.shtml

Novos casos de Doença de Chagas no Brasil se concentram no Pará e Amapá


Embora o Brasil tenha reduzido de forma drástica os números de contágio do mal de Chagas nas últimas décadas, entre 150 e 200 novos casos ainda são registrados anualmente. Mais de 95% ocorrem em apenas dois Estados: Pará e Amapá, sendo o processamento de açaí e outros alimentos o principal foco de contágio.

Os dados são do Ministério da Saúde, que aponta elementos da cultura alimentar nortista, como as frutas, sucos e o alto consumo de açaí in natura como fatores de difícil controle.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, João Barbosa, a doença está controlada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e há casos raros no Nordeste.

No Norte, condições inadequadas de processamento e preparo de alimentos fazem com que o inseto barbeiro (Triatoma infestans e suas variáveis) ou suas fezes contendo o parasita Trypanosoma cruzi sejam ingeridas, levando à contaminação.

"O inseto acaba caindo em máquinas de processamento de alimentos, como moedores de cana. Frutas que não são esterilizadas da forma correta também podem ter fezes contaminadas", diz João Carlos Pinto Dias, que já chefiou o Programa Nacional de Combate à Doença de Chagas brasileiro e é membro do Comitê de Doenças Tropicais Neglicenciadas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pinto Dias, que também atua como pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e tem mais de 220 artigos científicos e sete livros publicados sobre o assunto, diz que o Nordeste ainda abriga alguns resquícios de incidência do barbeiro, mas que a maior preocupação é com o Pará, no Norte.

Segundo o Ministério da Saúde, sabe-se que o açaí é o principal problema, e o governo já montou um esquema de normatização sobre a esterilização da fruta, que inclui procedimentos simples como a fervura da polpa, mas ainda há resistência nas comunidades locais.

Erradicação
Embora o Brasil tenha reduzido o número de novos casos anuais de Doença de Chagas de 150 mil nos anos 1970 para cerca de 150 a 200 atualmente, não se pode falar em erradicação.

"O principal vetor (o inseto barbeiro) foi interrompido. A outra principal forma de transmissão, por transfusão sanguínea, também foi eliminada, mas ocasionalmente existem novos casos. Uma doença só é considerada erradicada quando a chance de novas incidências é nula", diz João Barbosa.

Mesmo assim, já se pode afirmar que o mal tornou-se uma "doença rara" no país. Ele diz que o contágio vetorial (por diferentes espécies do inseto barbeiro) foi considerado oficialmente eliminado no Brasil pela OMS em 2006.

A doença também perdeu atenção na mídia brasileira, mas episódios isolados trazem o assunto de volta ao noticiário ocasionalmente. Em Santa Catarina, na cidade de Navegantes, 25 pessoas foram infectadas e três morreram após ingerirem caldo de cana em uma barraca às margens da BR-101 no verão de 2005.


Transfusões

Quanto à transmissão por transfusão sanguínea, Pinto Dias diz que o Brasil adotou em 1986 uma lei exigindo que todos os bancos de sangue fizessem testes para detectar a doença. Em 1990, 100% dos hemocentros já haviam normatizado o procedimento.

"Hoje em dia 0,3% dos doadores brasileiros são detectados com mal de Chagas. No passado o número chegou a 15%. Temos de 3 a 4 milhões de transfusões anuais no Brasil e são registrados entre 15 e 20 casos de contaminação por ano desta maneira", diz.

Outra forma de transmissão da doença citada pelo artigo americano, de mãe para filho, também está em declínio no Brasil. A idade média das mulheres infectadas está acima dos 40 anos, fora de idade fértil, o que reduz a chance deste tipo de contágio no país, segundo Pinto Dias.

"A tendência é que o número de mulheres infectadas diminua gradativamente com o envelhecimento, o que diminuirá cada vez mais a chance de haver transmissão de mãe para filho".

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2012/05/31/novos-casos-de-doenca-de-chagas-no-brasil-se-concentram-no-para-e-amapa.htm

Docente da Famaz recebe homenagem


 Em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente que será comemorado no próximo domingo (05), a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), entregará a outorga da Medalha de Mérito Ambiental Marina Silva concedida a personalidades e empresas que se destacaram na causa ambiental.

Entre os homenageados está o Professor Dr. Constantino Alcântara, que pertence ao quadro docente da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), que recebe a homenagem por desenvolver projetos ligados ao meio ambiente. “Esta homenagem dedico aos meus alunos que estão sempre ao meu lado desenvolvendo trabalhos voltados para o meio ambiente e para a cidade de Belém”, finaliza o docente.

A Outorga será entregue no dia 01 de junho no Palácio Antônio Lemos, sala Theodoro Braga.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Nupex amplia área de atuação


A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) amplia ainda mais a atuação junto a comunidade. O Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) sai das fronteiras da Instituição visa implantar um “laboratório vivo” na Comunidade da Vila da Barca, bairro da Sacramenta em Belém.

Com o apoio da Fundação Curro Velho, conseguimos acessar todas as lideranças e organizações sociais da localidade e realizamos, no dia 25 de maio, na sede da Associação de Moradores, uma reunião com os líderes da comunidade. O Coordenador do curso de Direito e assessor jurídico da Famaz, prof. Werner Nabiça Coelho e a professora Lindalva Filha estiveram presentes no encontro.

O Coordenador do Nupex, professor Constantino Alcântara revela a importância deste trabalho. “A reunião foi bastante produtiva, a comunidade abriu as portas para a Famaz, fato que propicia o estabelecimento de ótimas relações e possibilidades para práticas de todos os nossos cursos”.

Como resultante da reunião agendou-se um segundo encontro, para o próximo dia 2 de junho na sede da Famaz. Nesta reunião será apresentado os projetos de Pesquisa e Extensão que a Famaz desenvolve.

Projetos em desenvolvimento
Cinema e ciência, Biomedicina na Escola, Levantamento do Uso de Plantas Medicinais.

Novos projetos

Roda de Terapia (Prof.ª Lindalva Filha), DST (Profª. Amanda Fecury), Projeto Ação Social (Profª. Lígia Lobo), Projeto caminhos da Gestão Hospitalar (Prof. ª Elisângela Cláudia), projeto Famaz no Cinema (do curso de Administração), e o projeto "Um olhar para a saúde do trabalhador da Famaz", do curso de Enfermagem. 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Inscrições para o Enem 2012 já estão abertas


As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 estão abertas e podem ser feitas pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A taxa é de R$ 35 e alunos de escolas públicas estão isentos.

Os candidatos terão até as 23h59 do dia 15 de junho para se inscrever. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até o dia 20 de junho. As mudanças nesta edição dizem respeito, principalmente, à correção da redação: a nota mínima que autoriza uma nova avaliação do texto foi reduzida e se criou a figura da banca de avaliadores. Além disso, será possível ver a redação corrigida, porém, sem possibilidade de recurso por parte do estudante. O ministério também anunciou que vai divulgar, em julho, o "Guia do Participante", com exemplos de redação "de excelência" e explicações sobre a metodologia da correção.

Redação
Na prova deste ano, dois corretores, a princípio, olham a redação do candidato. Se a diferença entre a nota final deles for superior a 200 pontos na nota total ou de 80 pontos em cada uma das competências, um terceiro corretor entra em cena. A nota final será a média aritmética simples das menções “mais próximas”.

Caso a discrepância permaneça, uma banca, formada por três avaliadores, corrige novamente o texto. Ela, então, determina a nota final do candidato Na prática, o processo ocorre assim: se o corretor A, por exemplo, deu a um candidato nota 95 para a competência 1 (demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita) e o corretor B deu nota 180, a redação será automaticamente corrigida pelo terceiro avaliador, já que a diferença entre as duas menções será de 85.

São cinco competências e cada uma vale 200 -1.000 é a nota máxima na redação. Se as duas notas finais (a soma das cinco competências) tiveram uma diferença superior a 200 pontos entre os dois avaliadores, o terceiro corretor também atua. Em persistindo a discrepância, o texto vai para a banca.

Esta é a segunda mudança na diferença mínima de pontos para uma nova correção da redação. Nas edições de 2009 e 2010, era preciso que os dois corretores dessem notas com no mínimo 500 pontos de discrepância entre uma e outra para que houvesse uma nova avaliação. No ano passado, o limite caiu para 300; agora, são 200 pontos.
De acordo com o MEC, as redações terão que ter um mínimo de sete linhas para poderem ser corrigidas.

Vista de provas
O anúncio de que os estudantes poderão ver uma cópia da redação do Enem atende, na verdade, a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado com o Ministério Público em agosto de 2011. No acordo, o MEC se comprometia a liberar a correção do texto no exame de 2012. Foi esse, inclusive, um dos argumentos do governo nos recursos contra as decisões judiciais que obrigavam o ministério a dar vista da prova no ano passado.
Fica mais difícil tirar “diploma” do antigo supletivo
A nota de corte para os interessados em conseguir certificação de EJA (Educação de Jovens e Adultos) –a prova de que o estudante conseguiu passar com sucesso pelo antigo supletivo– subiu nesta edição do Enem. Até ano passado, a nota mínima em cada uma das quatro provas era 400 e, na redação, 500. Em 2012, a nota mínima passa para 450 e a da redação se mantém em 500.



sexta-feira, 25 de maio de 2012

Discentes fazem visita técnica


Gerenciamento de resíduos sólidos hospitalares. Este foi o objetivo da visita técnica dos discentes do curso de Tecnólogo em Gestão Hospitalar, da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, nos dias 17 e 24 de maio.

A visita foi coordenada pela prof.ª Dr.ª Eliana Nascimento, que ministra a disciplina Gestão Hospitalar e Responsabilidade Ambiental. Para ela vivenciar a rotina de um hospital de referencia na região é importante para a formação profissional dos acadêmicos. “Esta prática leva o conhecimento sobre o gerenciamento de resíduos hospitalares do início ao fim. É importante visualizar esta área cheia de complexidade e importante para o gestor hospitalar”.

A visita técnica percorreu vários setores do Hospital, entre eles: Setor de armazenamento de resíduos sólidos, lavanderia, setor de esterilização de lençóis, o setor de nutrição, área de politraumatizados, setores de observação do paciente, todas as UTI’s, área de queimados e o laboratório do hospital.

Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência Foi inaugurado no dia 17 de março de 2006. É um hospital público do Governo do Estado do Pará, com atendimento 100% pelo SUS e com fluxo totalmente regulado pela SESPA.
O HMUE está localizado na Rodovia BR 316 Km3, no município de Ananindeua, atende a população da Região Metropolitana e inúmeros municípios do Nordeste do Pará, encaminhada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estando a Regulação sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA).
O Hospital destaca-se pela grandiosidade do conjunto arquitetônico. A área construída está dividida em cinco blocos. Há estacionamentos, jardins e áreas arborizadas, brinquedoteca, refeitório para os colaboradores e lanchonete para os visitantes. O HMUE é uma unidade de referência para o trauma e queimados, de média e alta complexidade. Possui sofisticado Centro de Diagnóstico por Imagem dotada de equipamentos de última geração como: ressonância magnética, tomografia computadorizada, raios-x, ultra-sonografia e endoscopia para realização de diferentes tipos de exames. Os equipamentos são informatizados e os resultados e imagens digitalizadas podem ser acessados no centro cirúrgico, postos de enfermagem e pronto atendimento tão logo esteja disponibilizado.
    Dispõe de 219 leitos operacionais, dotado de um Centro de Tratamento de Queimados, com 20 leitos, o primeiro da Região Norte do País, que através de tratamentos específicos vai diminuir o tempo dos pacientes internados vítimas de queimaduras.



 

terça-feira, 22 de maio de 2012

Sucesso: V Semana da Enfermagem da Famaz


Em comemoração ao dia do enfermeiro a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizou nos dias 17 e 18 de maio a V Semana da Enfermagem. Com a temática “História e Ética: pontos de partida da formação o evento ofertou a comunidade acadêmica minicursos e palestras.

Todos os assuntos tinham o objetivo de ampliar reflexões que cercam a profissão. O Professor Marcelo Mendes ministrou a palestra “Novos campos de atuação de enfermagem” e ampliou os a visão de mercado dos acadêmicos. “Procurei enfatizar a qualificação e a valorização profissional. Para conseguir as melhores oportunidades e salários é importante a capacitação”, revelou o docente.

Refletir a ética e o compromisso social também estava em voga na V Semana da Enfermagem. Debateram sobre o assunto o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Mário Vieira e a Diretora Científica e Cultural da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Aline Macedo de Queiroz. Humanizar os futuros profissionais foi assunto do início ao fim. “Muitos profissionais estão esquecendo que o cuidar é a essência do ser humano e da Enfermagem. Se os discentes não esquecerem este valores certamente serão grandes enfermeiros”, disse a representante da ABEN. Já o presidente do COREN falou enfatizou sobre a dignidade dos profissionais que atuam na Enfermagem. “É importante que que o profissional saiba interagir com temas voltados para a religião, o profissional deve saber como agir ao encontrar um paciente que não pode fazer uma transfusão sanguínea e agir de forma humana e cuidar de forma diferenciada este paciente. Nossa profissão é cheia de complexidade e devemos estar atentos a assuntos como este”, finalizou o presidente do COREN.

Os discentes estiveram bastante envolvidos no projeto da Semana da Enfermagem. Pedro Wallacy Fontel, esteve presente no evento e saiu satisfeito com a programação. “Tudo foi pensado de forma bem especial para nós. Foram dois dias de puro aprendizado e troca de experiências”, afirmou o acadêmico.

Para a Coordenadora do curso, prof.ª Adriana Oliveira, tudo foi pensado com bastante carinho. “Fizemos uma programação voltada para as necessidades de nossos alunos e presenciar a participação em massa de nossos discente mostra que o evento foi um sucesso”, finalizou a coordenadora.

Um olhar para a Saúde do Trabalhador da Famaz
No segundo dia de evento a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) inaugurou no Laboratório de Enfermagem o Projeto “Um olhar para a Saúde do Trabalhador da Famaz” que visa atender o público interno da Famaz e proporcionar uma qualidade de vida aos docentes e ao corpo técnico administrativo. Na inauguração foi realizado a aferição de pressão arterial, índice de massa corpórea e o risco cardiológico, além de vacina contra a gripe.

O projeto também faz parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) e a expectativa é que se estenda para o público externo em médio prazo. “Inicialmente estamos voltando nossos olhares para o público interno, mas em breve atenderemos as comunidades próximas a Famaz”, revelou Constantino Alcântara, Coordenador do Nupex.
Já a coordenadora do projeto, professora Inara Cavalcante enfatiza que o projeto trará qualidade de vida aos funcionários e conhecimento aos estudantes. “Hoje iniciamos com o pé direito, estamos orientando nosso corpo docente e administrativo tem como objetivo trazer a prática e fazer uma assistência à saúde de nosso trabalhador e proporcionando outra vivência aos discentes. Mas o nosso objetivo é futuramente abrir o ambulatório de Enfermagem e aprimorar nossas técnicas”, enfatiza.

Os funcionários da Famaz estavam bastante satisfeitos com a implantação do projeto. “Quase não tenho tempo para realizar estes procedimentos e recebendo tudo de graça sem faltar ao trabalho é muito bom”, disse Gisele Freitas.  

Os acadêmicos ficaram felizes em saber que agora poderão por em prática o que é ministrado em sala de aula. Camila Seixas é aluna do 5º semestre e afirma que a experiência é única. “No semestre anterior aprendi a aplicar injetáveis, mas hoje como tivemos um público maior todos envolvidos no projeto vivenciar como se fosse em uma unidade de saúde”, finalizou a acadêmica.

A Semana Acadêmica foi encerrada com muita música e dança folclórica.

Dia do Enfermeiro – Em 1938, Getúlio Vargas, assinou o decreto nº 2.956, que instituía o "Dia do Enfermeiro", a ser celebrado a 12 de maio, devendo nesta data ser prestadas homenagens especiais à memória de Ana Neri, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País. Ana Justina Ferreira Neri foi a pioneira brasileira da enfermagem.







segunda-feira, 21 de maio de 2012

Gestão Hospitalar promove Projeto Integrador


O curso de Gestão Hospitalar promoveu nos dias 17 e 18 de maio a Socialização dos Projetos Integradores, realizados pelas turmas do 2º, 3° e 5° período curso. Durante o evento os discentes  analisaram Hospitais da Região Metropolitana de Belém, quanto a Gestão de recursos materiais, Gestão dos Serviços Hospitalares de Apoio(Enfermagem, Farmácia e Nutrição e Dietética) e o Marketing Hospitalar.

A disciplina "Projeto Integrador", é ministrada pela Prof.ª. Msc. Claúdia Moreira, e tem como proposta partir de situações-problema, que abordem temas tratados durante os módulos do curso de Gestão Hospitalar, levando os estudantes a construírem a integração das atividades teóricas com as atividades práticas.

Na disciplina a interdisciplinaridade é uma estratégia, pois a tendência do mercado hoje é absorver profissionais que dominam muito mais que disciplinas isoladas, mas que consigam integrar e relacionar todo o conteúdo em prol de soluções inovadoras. “Neste sentido a política da Famaz entende que a educação contemporânea não deve se limitar a firmar alunos para dominar determinados conteúdos, mas sim que saibam pensar, refletir, trabalhar e cooperar uns com os outros, além de propor soluções sobre problemas e questões atuais. Deve favorecer a formação de seres críticos e participativos, consciente de seus papéis nas mudanças sociais”, revelou a coordenadora do curso, profª Inara Cavalcante.




quarta-feira, 16 de maio de 2012

Famaz abriu inscrições para o vestibular 2012/2


Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) abriu as inscrições para o Vestibular Tradicional e agendado 2012/2. Os candidatos poderão efetuar as inscrições até o dia 05 de junho. Já o prazo para o vestibular agendado vai até 31 de agosto. 

A Famaz oferece 600 vagas para os seguintes cursos: Administração (vespertino e noturno), Ciências Contábeis (vespertino e noturno), Direito (vespertino e noturno), Enfermagem (vespertino e noturno), Tecnólogo em Gestão Ambiental (vespertino) e Gestão Hospitalar (vespertino e noturno).

A prova tradicional será realizada no dia 10 de junho, com 50 questões de múltipla escolha, mais a redação. A taxa de inscrição custa R$ 55 e pode ser paga em qualquer correspondente bancário.

As inscrições podem ser feitas no horário de 9h e 20h, na sede da Famaz (Avenida Visconde de Souza Franco Nº 72, bairro do Reduto - Doca), ou através do site: www.famaz.edu.br.

Vestibular Agendado
No vestibular agendado, o candidato pode escolher uma das datas até 31 de agosto, as terças e quintas, no horário de 14h às 22h e aos sábados de 14 às 17h.

Informações:
Famaz: Avenida Visconde de Souza Franco Nº 72, bairro do Reduto – Doca – Belém
Contato: (91) 3201-0387/ 3201-0388
www.famaz.edu.br

Vestibular Famaz – 2012/2
Administração: 50 vagas noturno e 50 vespertino
Ciências Contábeis: 50 vagas noturno e 50 vespertino
Direito: 100 vagas noturno e 50 vespertino
Enfermagem: 50 vagas noturno e 50 vespertino
Tecnólogo em Gestão Ambiental: 50 vagas vespertino
Tecnólogo em Gestão Hospitalar: 50 vagas noturno e 50 vespertino

terça-feira, 15 de maio de 2012

Defensor Chefe palestra na Famaz


A Faculdade Metropolitana da Amazônia recebeu no último dia 14 de maio a visita ilustre do Defensor Chefe da Defensoria Pública da União, Daniel Moutinho que palestrou aos discentes de Direito sobre “Os Princípios Institucionais da Defensoria Pública da União”.

O evento foi em comemoração ao Dia do Defensor Público, celebrado no dia 16 de maio. Para o Coordenador de Direito da Famaz, professor Werner Nabiça Coelho, o evento aproxima os acadêmicos de profissionais renomados. “É muito importante nossos alunos saberem como é a rotina de uma Defensoria Pública. Com isso ele conhece as vertentes do Direito e facilita para que ele decida em qual área ele pretende atuar”, revela o coordenador.

O Defensor Chefe, Daniel Moutinho, apresentou o órgão e abriu as portas da defensoria a Instituição.“Estamos abrindo seleção para estagiários em nossa Instituição, mas para ingressar é necessário que os acadêmicos estejam no 7º semestre, mas como a Famaz possui turmas  ainda no 2ª semestre, solicito que os presentes se alistem para participar do nosso quadro de voluntários e conhecer de perto a rotina da Defensoria”, afirmou Moutinho.

Informação que deixou Eudo Machado, Aluno de Direito da Famaz, bastante contente. “A palestra foi de grande conhecimento e ainda mais saber que possamos atuar na Instituição como voluntários e no futuro quem saber sermos estagiários ou até mesmo defensores públicos é muito válido”, ressaltou o acadêmico.

A Coordenação de estágio da Famaz possui convênio de estágio firmado com a Defensoria Pública da União e este encontro aproximou ainda mais as duas Instituições. “Nossos alunos de Direito em breve estarão dentro do quadro de estagiários da Defensoria Pública da União, isso mostra que estamos sempre em busca de aproximar cada vez mais nossos discente da prática”, finalizou Rodrigo Barata, Coordenador de Estágio da Famaz.

Defensoria Pública da União – A Defensoria Pública da União (DPU) é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa dos necessitados, em todos os graus, perante o Poder Judiciário da União(a Justiça Federal, a Justiça Eleitoral, a Justiça do Trabalho e a Justiça Militar).


Foi instituída pela lei complementar 80, de 12 de janeiro de 1994. Suas origens, porém, remontam a 1926, quando o Código de Justiça Militar, baixado pelo decreto nº 17.231A, de 26 de fevereiro de 1926, instituiu a função de Advogado de Ofício, proibindo que os imputados fossem processados sem defesa técnica pela Justiça Militar da União.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mães recebem homenagem

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) homenageou as mães da Instituição com um singelo evento. Funcionários do corpo técnico administrativo e docentes foram recepcionados no auditório da Famaz com música e poesia.

Daniele Rodrigues não soube expressar a alegria ao ver a programação especial ofertada pela Instituição. “A Famaz sempre surpreendendo a todos. Pra mim ver que a Famaz está preocupada também com a promoção dentro da Instituição é muito bom”, revela.

 Homenagear mulheres que doam a vida para cuidar de criaturas tão pequenas é muito importante para nós que estamos preocupados em formar pessoas para o mundo. “Nossas mães nos oferecem caráter, educação e acima de tudo nos deram a vida”, finaliza o coordenador Administrativo da Famaz, professor Mauro Silva.

O evento encerrou com sorteio de brindes. 



















Palestra discute Princípios Institucionais na Famaz


  A Coordenação de Direito e de Estágio da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz)promovem hoje em comemoração ao dia do Defensor Público  (16 de maio) a palestra “Princípios Institucionais da Defensoria Pública da União”.
O palestrante será o Defensor Chefe da Defensoria Pública da União, Daniel Moutinho. O evento acontecerá de 19 às 20h, no auditório da Famaz. Inscrições 1 quilo de alimento não perecível no setor de protocolo. 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Famaz vai ao Cinema

Didática. Esta pequena palavraresume o Projeto Cine Gestão – A Faculdade vai ao Cinema, Coordenado pelo Cursode Administração da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz).

O Cinema mais antigo do Brasil abriuas portas a Famaz neste projeto, viabilizando o espaço físico gratuitamente aosalunos. Agora os discentes da Instituição visitarão este belíssimo espaço umasegunda-feira a cada mês.

O objetivo do projeto é aliarcultura, diversão e aprendizados acerca do tema Gest ão, já que os filmes foramcuidadosamente selecionados pelos professores de Administração, e trazem temascomo: gestão financeira, empreendedorismo, ética nos negócios, marketing,mercado de capitais, adaptação às mudanças, quebra de paradigmas, geração deideias, entre tantos outros aspectos que são comentados pelos professoresconvidados, ao final de cada apresentação.

A Coordenadora do projeto e docurso de Administração, Juliana Oliveira está satisfeita com o resultado dotrabalho. “Mesmo o aluno já tendo assistido o filme do m ês, ele percebe váriosaspectos que antes não enxergava, no tocante à sua vivência profissional e osfuturos desafios que a profissão de administrador”, diz a Coordenadora.

Para o Discente Levy Lima esteprojeto contribui para o crescimento de toda a comunidade acadêmica. “A Famaz mostraque está sempre inovando, assim como a ideia do projeto. Todos estamos muitofelizes e aprendemos com mais facilidade o que o professor expõe aqui”, revela.


Cine Olympia – Olympia de Belém é considerado o cinema mais antigoem funcionamento no País desde que se considere que sempre esteve no mesmolugar e não parou as suas atividades por muito tempo. Mesmo assim, a sala foifechada no dia 16 de fevereiro de 2006 pelo seu atual proprietário, LuisSeveriano Ribeiro Neto. A alegação foi de que dava prejuízo. Mas a queda de frequênciaa cinema nos dois últimos anos não é um fenômeno isolado e sim internacional. Enão é inédito nem se pode dizer irreversível. São muitas as crises queatingiram as salas exibidoras ao longo dos anos, como a do inicio da década de50 quando a televisão ameaçou a exibição cinematográfica de tal forma que foipreciso apelar para recursos técnicos como o cinemascope, o vista-vision, ocinerama, uma série de processos que aumentaram o tamanho da imagem e com issopassaram a concorrer com o novo meio de expressão.





O Olímpia foi fundado no dia 24de abril de 1912 pelos empresários Carlos Teixeira e Antônio Martins, donos doGrande Hotel (onde hoje está o Hilton Hotel) e do Palace Theatre (na mesmaquadra). Eles queriam fazer do cinema um ponto “chique” para atrair os frequentadoresdo Theatro da Paz e, obviamente, os hóspedes de seu hotel.

Quem quiser conhecer um poucomais sobre o Cine Olympia acesse: http://www.cinemaolympia.com.br/

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Semana Acadêmica promove conhecimento


Música, teatro e muito conhecimento. Assim foi a II Semana Acadêmica Integrada da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz). O evento teve como tema “A Promoção do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, que incentivou a produção científica na Instituição.

O evento proporcionou aos discentes mais de oitenta minicursos e palestras, além de conferência, exposições, oficinas e apresentação de trabalhos acadêmicos, integram a rica e diversificada programação. A Conferência de abertura contou com a presença do Deputado Federal Arnaldo Jordy, que abordou várias temáticas relacionadas à Amazônia.

Os discentes que participarem do evento receberão certificado de 20 horas, com o mínimo de 75% de frequência nas atividades, que são divididas em oito áreas temáticas: ética, saúde, meio ambiente, direitos humanos, responsabilidade social, mundo do trabalho, financiamento de projetos e gestão pública e privada.

Para a Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex), prof. Dr. Constantino Alcântara, a II Semana Acadêmica Integrada, insere os alunos no mundo da pesquisa. “Ver todos os discentes envolvidos e participando de um projeto que os insere na publicação de artigos científicos é gratificante para uma Instituição como a Famaz”, revela.

Já a Coordenadora Pedagógica, prof.ª Nicelma Soares parabenizou toda a Instituição pelo envolvimento. “A Famaz lotou nos dois dias de evento, os alunos participando dos minicursos, apresentando trabalhos, sem dúvida nenhuma mostramos que podemos mais”, finaliza.

Christiane Marques da Costa é aluna do curso de Administração e já aguarda a próxima Semana Acadêmica. “O evento foi muito bem organizado, aproveitei ao máximo as palestras e minicursos ofertados e além das horas complementares ganhei muito conhecimento”, afirma a discente.

Waldir Segundo também é discente da Famaz e para ele as palestras ofertadas serão postas em prática na sua vida profissional. “É imensurável o que aprendemos nestes dois dias de evento. Agreguei muito conhecimento e a Famaz acertou em cheio em acrescentar a Semana Acadêmica no calendário pedagógico.

Os três melhores artigos publicados na II Semana Acadêmica Integrada só serão conhecidos na festa de cinco anos da Famaz no dia 21 de outubro. Os vencedores terão seus trabalhos publicados em um Caderno de Resumos, com ISBN.







sexta-feira, 4 de maio de 2012

II Semana Acadêmica movimenta a Famaz

Hoje e amanhã a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realiza a II Semana Acadêmica Integrada, que tem como tema “A Promoção do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. O objetivo do evento é incentivar a produção científica na comunidade acadêmica.

No evento mais de oitenta minicursos e palestras, além de conferência, exposições, oficinas e apresentação de trabalhos acadêmicos, integram a rica e diversificada programação. Hoje às 19h o Deputado Estadual Arnaldo Jordy realizará às 19h a conferência de abertura.

Os discentes que participarem do evento receberão certificado de 20 horas, com o mínimo de 75% de frequência nas atividades, que são divididas em oito áreas temáticas: ética, saúde, meio ambiente, direitos humanos, responsabilidade social, mundo do trabalho, financiamento de projetos e gestão pública e privada.

Amanhã, às 16h30, será divulgada a lista dos primeiros lugares da II Semana Acadêmica. Os vencedores terão seus trabalhos publicados em um Caderno de Resumos, com ISBN.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sexta Cultural Agita Famaz


A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) transpira cultura. Agora no último final de semana de cada mês a Instituição oferecerá a comunidade acadêmica o projeto da Sexta Cultural. O evento contará com apresentações de música, dança e outras expressões artísticas, além de reflexões críticas sobre a realidade e ações sociais.

No primeiro evento a Famaz recebeu a visita ilustre do poeta Romeu neto, portador de síndrome de down e do músicoAlmir, que premiou os presentes com muita Música Popular Brasileira (MPB).  

Para o Coordenador do Projeto Sexta Cultura, prof. Mauro Silva, este projeto permite também reflexão. “ Visamos a construção de uma sociedade mais comprometida com a cultura e com a construção da solidariedade, onde o exercício da cidadania não seja uma ação de poucos, mas um dever de todos, como a grande meta a ser perseguida por todos os futuros profissionais”, revela professor Mauro.

Os alunos adoraram a novidade e já esperam a próxima Sexta Cultural. “Achei muito legal esta iniciativa da Famaz, isso mostra que a instituição está preocupada em formar profissionais comprometidos com a cultura e com a sociedade”, finaliza Glauce Souza, aluna do curso de Ciências Contábeis .

Veja o cronograma abaixo:
1ª Semana (27 de Abril): Tema: Semana Internacional do Livro. (Apresentação de poesias e textos literários por seus autores – Contos engraçados e Música Popular Paraense).
Participação dos alunos do Curso de Ciências Contábeis (Campanha de doação de livros usados)

2ª Semana (25 de Maio): Tema: Semana do Vestibulando. (Apresentação de Street Dance – Música Tecno - DJ e premiação dos melhores alunos do vestibular FAMAZ.).
Participação dos alunos de Gestão Ambiental (Campanha de doação de material escolar)
3ª Semana (29 de Junho): Tema: Semana Junina - Dia de São Pedro. (Apresentação de uma quadrilha junina – Música Junina).
Participação dos alunos de Administração. (Campanha do mingau de milho)

4ª Semana (31 de Agosto): Tema: Semana nacional de combate ao fumo (Apresentação de grupo de Carimbo – Música – Ritmos paraenses)
Participação dos alunos de Biomedicina (Campanha de prevenção)

5ª Semana (28 de Setembro): Tema: Dia Mundial do Coração (Apresentação de dança e de lutas marciais – Música MPB)
Participação dos alunos de Enfermagem (Campanha de prevenção)

6ª Semana (25 de Outubro): Tema: Semana nacional da Juventude (Apresentação teatral – Música Rock nacional e Internacional)
Participação dos alunos de Gestão Hospitalar

7ª Semana (29 de novembro): Tema: Semana do direito a terra - Reforma agrária (Apresentação de um grupo de pagode – vídeos sobre os direitos da terra)
Participação dos alunos de Direito (Campanha sobre os direitos da terra)