sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Famaz celebra Dia do Ensino Responsável

Em prol do Dia Nacional do Ensino Responsável, comemorado no dia 24 de setembro, a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizará uma programação especial com a comunidade da Escola Bosque, em Outeiro, distrito de Belém neste sábado, 1º de outubro.

Na ocasião, serão entregue 100 quilos de alimentos não perecíveis à comunidade, oferecidos serviços de verificação de pressão arterial e palestra de sobre saúde. O objetivo da visita é renovar o selo de Instituição Socialmente Responsável conquistado pela Famaz em 2010.

O evento é coordenado pela prof. Rosa Ibiapina, coordenadora do curso de Tecnólogo em Gestão Hospitalar. “Este ano, resolvemos fazer um evento de forma diferente. Estamos realizando várias programações ao longo do ano e neste sábado será o dia que finalizaremos as atividades”, afirma professora Rosa.

50 acadêmicos de Gestão Ambiental e Hospitalar confirmaram presença trocarão experiência com a comunidade da Escola Bosque.

O Dia da Responsabilidade Social acontece todo mês de setembro nas instituições particulares da Associação Brasileira de Mantenedora, da qual a Famaz faz parte.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TCCs são apresentados em Mostra Científica na Famaz.

Emoção! Este é o sentimento da turma pioneira do curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) que promoveu na última quarta-feira (28) a 1ª Mostra Científica que apresentou os Trabalhos de Conclusão de Curso de Enfermagem.

A professora Msc. Maria Rute Araújo é orientadora de um dos trabalhos defendidos na Mostra. Para ela, ver estes artigos em exposição é resultado de um dever cumprido. “Hoje estes alunos dão um grande passo na vida profissional e acadêmica. Eles fecham um ciclo e iniciam outro. Ver este trabalho concretizado deixa todo o quadro de professores da Famaz com um sentimento de vitória”, ressalta a docente.

Para aluna pioneira Amanda de Jesus, a defesa do TCC é apenas o início de um novo período. “Muitos desafios virão pela frente. Agora o mercado de trabalho ganhará enfermeiros qualificados e aptos para atuar na região amazônica”, diz a acadêmica.

Os artigos foram coordenados pela professora Lígia Carneiro nas disciplinas TCC 1 e TCC 2 desde o início deste ano. Para ela, ver os 10 artigos apresentados comprova a qualidade e excelência do ensino ofertado pela Famaz. “Estou satisfeita ao ver estes alunos concluindo a graduação. Acompanhamos o crescimento acadêmico deles ao longo destes quatro anos e hoje estão prontos para desenvolverem suas atividades no mercado de trabalho”, finaliza.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Acadêmicos de Enfermagem defendem Trabalho de Conclusão de Curso

A Coordenação do curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) promoverá nesta quarta-feira (28), a partir das 14 horas, no auditório da Instituição, a 1º Mostra Científica do Curso de Enfermagem.

O evento tem como objetivo apresentar os Trabalhos de Conclusão de Curso da turma pioneira de Enfermagem da Famaz, que ingressou na Faculdade em 2007. Para a acadêmica Simone Oliveira, vivenciar esta fase acadêmica é um momento único em sua vida. “Analiso este momento importante não apenas para mim, mas a todos os alunos da Famaz que estão prestes a se formar. Esta etapa é fundamental para que o estudante conclua a graduação”, relata a discente.

Veja abaixo o cronograma de apresentação dos trabalhos acadêmicos.

Título: Incidência de sífilis materna e congênita na cidade de Belém, estado do Pará, Brasil.

-Adelaide do Socorro Dias Baia

- Mauricio Esteves Corrêa

Orientador: Prof. Dra. Katarine Barile

Título: Uma revisão bibliográfica sobre recusa familiar na doação de órgãos e tecidos para transplante no Brasil no período de 2011 a 2010.

- Almerinda de Moura Braga

- Almir Marques dos Santos

Orientador: Prof. Msc. Elisangela Claudia Moreira

Título: Tuberculose no idoso: Uma visão epidemiológica.

- Amanda Cristiane Costa de Jesus

- Ester Almeida do Lago

Orientador: Prof. Msc. Maria Rute Araújo

Título: Câncer de próstata: revisão da literatura.

- Julinete Barbosa Vieira Viana

- Kátia Cilene Cardias Garcia

Orientador: Prof. Dra.. Ciane Oliveira

Título: A enfermagem e a psicose puerperal: uma revisão bibliográfica.

- Kenis Mourão Araújo

Orientador: Prof. Msc. Leopoldo Moraes

Título: A importância do vestuário cirúrgico na biossegurança dos riscos ocupacionais: uma revisão da literatura.

- Patrícia do Socorro Andrade

- Renata de Albuquerque Chaves

Orientador: Prof. Msc. Edileuza Nunes Lima

Título: A atuação do enfermeiro na roda de terapia comunitária integrativa no centro de atenção psicossocial (CAPS) de Ananindeua-PA.

- Ivanei de Nazaré Dias Gonçalves

Orientador: Prof. Msc. Lindalva Pinheiro Filha

Título: Incidência de câncer gástrico em indivíduos atendidos no hospital ofir loiola na cidade de Belém, no estado do Pará.

- Ilka Vieira Paiano

- Sara Claudia Silva da Costa

Orientador: Prof. Dr. Katarine Barile

Título: Análise Quantitativa da doação de leite humano em Belém.

- Cleidiane Carvalho Coelho

- Odicléa Castelo Branco

- Simone dos Anjos Brito

Orientador: Prof. Msc. Amanda Alves Fecury

Título: Estudo do perfil demográfico e epidemiológico de pacientes com baciloscopia positiva atendidos na unidade básica de saúde do Telégrafo na cidade de Belém-/ PA no período de 2009 a 2010.

- Selma Maia dos Santos

Orientador: Prof. Msc. Andrea Luciana Soares

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia do contador é comemorado com Jornada de Contabilidade na Famaz

A Coordenação do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realiza nesta quinta-feira (22) às 19h30 no auditório desta Instituição, a Jornada de Contabilidade em comemoração ao dia do Contador.

A data 22 de setembro foi escolhida, como a de comemoração ao dia do contador, por ser a mesma do padroeiro da profissão, São Mateus. Um apóstolo que antes de se dedicar a evangelização, exercia a atividade de cobrador de rendimentos públicos.

No evento haverá um ciclo de palestras com profissionais gabaritados de diversas áreas da contabilidade. Para o coordenador do curso, professor José Wilson, a Jornada de Contabilidade visa discutir as diversas vertentes da profissão. “Além de celebrar o dia do contador este é um espaço para dialogar a formação profissional e as diretrizes que rege nossa profissão”, afirma professor José Wilson.

Durante as palestras haverá sorteio de brindes.

Programação

22-09 – Palestra Magna (quinta-feira)

Hora: 19:30 h

Local: Auditório da FAMAZ

O Contador e e Participação Política

Prof. Pedro Henrique Araújo - Conselheiro do CRC-PA

ICMS Ecológico

Msc. YNIS CRISTINE

23-09 (Sexta-feira)

Palestra: 19:30 h

As Novas Tecnologias da Informação e o Profissional Contábil: SPED Contábil e Fiscal, Nota Fiscal Eletrônica, Conectividade Social

- Profissionais da ConsultPará

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Famaz oferta curso de Libras

A FAMAZ, atenta para as demandas inclusivas presentes na sociedade brasileira e em consonância com a Lei Federal nº 10.436/05, promove por meio da coordenação de pós-graduação e extensão a oferta do curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O curso é destinado a alunos da FAMAZ como disciplina optativa da graduação e ao público em geral como curso de extensão. Para maiores informações, acesse a página da pós-graduação extensão em nosso site, ou clique no link abaixo:

PERÍODO:

De 24/09/2011 a 17/12/2011

CARGA HORÁRIA:

60 horas

INVESTIMENTO:

3 parcelas de R$50,00

PÚBLICO ALVO:

O Curso de LIBRAS é destinado a dois grupos de público: o público interno, constituído por alunos regularmente matriculados nos cursos oferecidos pela FAMAZ, que aproveitarão a disciplina de forma optativa em seus currículos; e o público externo, constituído pela comunidade em geral.

CORPO DOCENTE:

Esp. Diogo Souza (Especialista em Educação Inclusiva)

CRONOGRAMA:

Aos sábados de 13h00 às 17h00

Fará jus a certificação o participante que obtiver o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades do Curso.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Famaz promove projeto Cinema e Ciência

A Coordenação de Biomedicina da Famaz promoverá o projeto “Cinema e Ciência”. O trabalho é organizado pela profª Bruna Lopes. O objetivo é trabalhar temas relacionados à área da saúde com uma abordagem didática.

Serão cinco filmes com uma enfoque lúdico e reflexivo e visa mostrar a relação entre a ciência e a sociedade. Este projeto de extensão, terá debate com profissionais renomados e após cada exibição.

O primeiro filme será exibido neste sábado (17) com início às 8h30. Os participantes receberão certificado na categoria ouvinte com carga horária 20h.

Público Alvo: Alunos e professores da área da saúde

Programação:

17/09 – O Jardineiro Fiel

- Debatedor: Msc. Valéria Batalha – Famaz/Ufpa

22/10 – Gattaca – A experiência genética

- Debatedor: Msc. Hivana Melo – Ufpa

05/11 – A Criação

- Debatedor: Dr. Leonardo Sena

26/11 – O dia depois de amanhã

- Debatedor: Dr. Constantino Alcântara

10/12 – Anthrax – A arma terrorista

- Debatedor: Msc. Amanda Fecury

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Famaz realiza Semana do Administrador

A Faculdade Metropolitana da Amazônia realiza nos dias 8 e 9 de setembro a Semana de Administração. As comemorações são em homenagem ao Dia do Administrador comemorado (09/09).

Durante o evento, haverá um ciclo de palestra voltado para temática “Responsabilidade Social’. A programação começa a partir das 18h30.

Programação

Dia 08/109/2011 (quinta-feira)

I - 18h30 - 19h15: Acolhimento com a apresentação musical do artista Marcos Silva, que cantará músicas regionais ao vivo, criando um ambiente agradável para os discentes e os envolvendo na temática da Semana de Administração.

Presença e breve comentário acerca do evento dos docentes:

ü Prof. Shen Ming Jen – Direção Geral FAMAZ.

ü Coordenador do Curso de Administração: Prof. Ms. Affonso Nogueira

ü Coordenadora Adjunta do Curso de Administração: Profª. Ms.Carmem Andrade

ü Coordenadora da Semana de Administração: Profª Ms.Juliana Oliveira

II - 19h20 – 20h30: Palestra Magna

Tema: Práticas da Alunorte como Empresa Socialmente Responsável.

Ministrante: Rosangela Goulart - Gerente de Área Comunicação Empresarial e Relações com Comunidades da ALUNORTE.

III - 20h40 – 21h10: Apresentação de dissertação de mestrado com o tema:

Parceria e Responsabilidade Socioambiental: Um Estudo de Caso no Centro de Educação Integral Mamãe Margarida.

Ministrante: Administradora Profª. Carmem Andrade.

Consultora Organizacional. Diretora Voluntária da Associação Damas Salesianas no Projeto de Responsabilidade Socioambiental do CEIMMA no Aurá Ananindeua/PA.

IV - 21h20 – 22h20: Apresentação da palestra “Práticas Socialmente Responsáveis” - O Trabalho da ONG Paraense No Olhar.

Ministrante: Marcos - Coordenador do projeto.

VI - 22h20 – 22h30: Considerações finais e encerramento do primeiro dia de evento.

Dia 09/109/2011 (sexta-feira)

I - 18h30 - 19h15: Acolhimento

I - 19h15 – 19h35: Congratulações aos alunos FAMAZ pelo Dia do Administrador – Um Breve Histórico sobre o Curso de Administração no Pará.

Ministrante: Administrador Prof. Raymundo Nonato Moraes de Albuquerque.

Pioneiro dos Cursos de Administração no Brasil, primeiro coordenador e fundador do curso de Administração da Universidade Federal do Pará. Diretor Adjunto da Faculdade Metropolitana da Amazônia.

19h40 - 21h40: Palestra-Debate com o tema: Divisão do Estado do Pará: VERDADES X MITOS

Ministrante: Clóvis Simões Vargas Junior.

Especialista ambiental da SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE – SEMA. Pesquisador da área de Economia Ambiental direcionado para o licenciamento ambiental.

21h40 - 22h20: Debate aberto aos participantes.

21h20 - 22h30: Encerramento do evento.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Direito: Famaz realiza aula magna da 1ª turma


A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizou na última segunda-feira, (29) a aula magna da primeira turma do curso de Direito. A palestra inaugural teve como tema: “Os desafios da carreira jurídica e sua relevância para a sustentação da cidadania e do Estado democrático de Direito”

e foi conduzida pela professora Doutora Arianne Brito Cal Athisas, professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), vice-presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA) e Membro do Instituto de Advogados do Pará.

O diretor geral da Famaz, professor Shen Paul, disse aos novos alunos o que esperar da Faculdade. “Este curso vai exigir de vocês muita leitura e dedicação. Para a autorização do curso recebemos nota quatro. O nosso objetivo é receber nota cinco, a nota máxima no reconhecimento do curso e contamos com o empenho de você para isso”, afirma o diretor geral.

A professora Arianne Brito Cal Athias abordou várias temáticas da área jurídica. Entre os assuntos, a qualidade dos cursos de Direito no Brasil. “Existem muitas instituições fechando os cursos de Direito, mas tenho a plena certeza, que vocês estão matriculado em um dos melhores curso do Brasil, até mesmo por que fui a primeira coordenadora do curso e sei o cuidado que esta Famaz teve ao construí-lo”, ressalta a jurista.

Os calouros saíram maravilhados com a aula inaugural. Marcos Costa é um deles, o acadêmico trabalha em um escritório de advocacia e presencia a rotina jurídica diariamente. Para ele, a palestra ministrada no primeiro dia confirmou a sua vocação para a advocacia. “Já trabalho em um escritório de direito. As palavras ditas por todos aqui só me fez aguçar ainda mais meu interesse pelo Direito e quem sabe para a magistratura”, diz o calouro.

O coordenador do curso de Direito da Famaz, professor Werner Nabiça Coelho, afirma que os novos alunos irão sofrer todas as penas de muito estudo e trabalho. “Os calouros podem esperar desta Instituição um curso de qualidade. Todos serão tratados com as mesmas exigências de um profissional, para que ele tenha responsabilidade desde cedo”, finaliza o coordenador.

Agora com o curso de Direito, Famaz conta com sete cursos na graduação: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Gestão Ambiental e Gestão Hospitalar.

Cronograma

As aulas do curso iniciaram depois dos outros cursos de graduação da Famaz. Para não prejudicar o calendário acadêmico, as aulas serão estendidas até o dia 21 de janeiro.

Setembro/2011

09 – Solicitações para aproveitamento de disciplinas para alunos do Curso de Direito

12 a 15 – Semana da Acadêmica do Curso de Direito

23 – Encerramento de solicitação para aproveitamento de disciplinas para alunos do Curso de Direito

Novembro/2011

04 - Início da 1ª Avaliação Regimental do Curso de Direito

07 - Início do prazo para solicitação de prova substitutiva da 1ª Avaliação Regimental do Curso de Direito

11 - Encerramento da 1ª Avaliação Regimental do Curso de Direito

14 - Prazo final para entrega das provas da 1ª Avaliação Regimental do Curso de Direito

16 - Encerramento de prazo para solicitação de prova substitutiva da 1ª Avaliação Regimental do Curso de Direito

Dezembro/2011

8 - Dia da Justiça

21/12/2011 a 02/01/2012 - Recesso

Janeiro/2012

03 - Início da 2ª Avaliação Regimental do Curso de Direito

04 - Início do prazo para solicitação de prova substitutiva da 2ª Avaliação Regimental do Curso de Direito

07 - Encerramento da 2ª Avaliação Regimental do Curso de Direito

07 - Prazo final para entrega das provas da 2ª Avaliação Regimental do Curso de Direito

10 - Encerramento do prazo de solicitação para prova substitutiva da 2ª Avaliação Regimental do Curso de Direito

10 - Início da Avaliação Substitutiva do Curso de Direito

14 - Encerramento da Avaliação Substitutiva do Curso de Direito

14 - Prazo final para entrega das provas da Avaliação Substitutiva do Curso de Direito

17 - Início da Avaliação Final do Curso de Direito

21 - Encerramento da Avaliação Final do Curso de Direito

21 - Prazo final para entrega das provas da Avaliação Final do Curso de Direito