segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Famaz realiza aula inaugural do curso de Direito

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realiza hoje às 19h30, a aula inaugural do curso de Direito. A aula magna terá como tema: “Os desafios da carreira jurídica e sua relevância para a sustentação da cidadania e do Estado democrático de Direito” e será ministrada pela professora Doutora Arianne Brito Cal Athisas, professora Adjunta I da Universidade Federal do Pará (UFPA), Vice-Presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA) e Membro do Instituto de Advogados do Pará.

Quem quiser fazer parte da primeira turma de Direito da Famaz, ainda há tempo. Se inscreva no vestibular agendado.

Mais informações pelo telefone (91) 3222-7559 ou pelo e-mail: www.famaz.edu

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Famaz inscreve para o vestibular agendado até o dia 31

As inscrições para o Vestibular Agendado 2011/2 da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) encerram no dia 31 de agosto. A Instituição tem vagas para os seguintes cursos: Administração (vespertino), Direito (vespertino e noturno) Enfermagem (vespertino), Gestão Ambiental (noturno) Gestão Hospitalar (noturno).

Por se tratar de um vestibular agendado, o candidato pode escolher uma das datas até 31 de agosto, às terças e quintas, no horário de 14h às 22h e aos sábados de 14 às 17h. As inscrições podem ser feitas no horário de 10h e 19h, na sede da Famaz (Avenida Visconde de Souza Franco Nº 72, bairro do Reduto - Doca), ou através do site: www.famaz.edu.br.

Prova - Ao todo serão 50 questões divididas em uma prova de múltipla escolha nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e a Redação.

Informações:

Endereço: Famaz – Avenida Visconde de Souza Franco Nº 72, bairro do Reduto - Doca

Telefone: (91) 3201-0387/ 3201-0388

Site: www.famaz.edu.br

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Estética: um mercado exigente

Drenagem linfática, massoterapia, matus, massagem redutora, higienização facial. As clínicas de estética oferecem vários pacotes com o objetivo de proporcionar beleza a seus clientes. Afinal, quem é que, ao se ver no espelho, não pretende sentir-se bem? Pois é, tal afirmativa é tão verdadeiro que o ramo da estética é o 2º maior segmento que mais cresce no mundo, perdendo apenas o setor da informática.

A publicitária Raquel Medeiros é um exemplo desta tendência. Toda vez que vai a uma clínica de estética deixa uma parcela significante do salário dela, da mãe e do noivo. “Sempre fecho um pacote completo. Nem sei quanto gasto, mas me preocupo mais com os profissionais qualificados que vão me atender do que quanto vou gastar”, afirma a publicitária.

Mas a estética, além de ser uma área promissora, necessita de profissionais capacitados para atuar neste segmento. Na capital paraense não é diferente. Em todo canto existe um salão de estética ou um salão de beleza que fica lotado principalmente aos finais de semana. A esteticista e empresária, Bete Rodrigues, sabe muito bem o que é esta carência de profissionais.

Para ela é importante que as profissionais se qualifiquem em instituições sérias. “É muito difícil encontrar profissionais qualificados, tanto que todo mês procuro realizar cursos na minha empresa para deixar meus funcionários antenados”. A empresária afirma ainda que o salário é totalmente diferenciado para aqueles que possuem qualificação acadêmica. “Os salários de meus funcionários são totalmente diferenciados, por exemplo, para um esteticista com ensino superior e pós-graduação o salário pode chegar até R$ 1.000 a mais e dependendo da especialidade e um acréscimo de 30% a 50% em cada serviço que realizado”.

Pensando em qualificar esta enorme fatia do mercado, a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) oferta o curso de pós-graduação (Lato Sensu) em Dermoestética, que visa qualificar profissionais com competência tanto para prestar serviços em clínica de estética quanto para a docência. Segundo a coordenadora do curso, prof. Nazaré Oliveira, as pessoas que ingressarem na pós-graduação em Dermoestética sairão preparados para o mercado de trabalho. “A mulher brasileira dá muita importância para o corpo e os profissionais que estiverem antenados com as novidades que surgem diariamente terão um importante diferencial”, afirma a coordenadora.

A esteticista Sinara Barbosa tratou logo de se inscrever para a pós-graduação da Famaz e enxerga neste curso uma oportunidade ímpar. “Trabalho com a estética há 28 anos e chegou a hora de me reposicionar no mercado como uma profissional mais capacitada, porque os clientes chegam nas clínicas e perguntam se trabalhamos com procedimentos inovadores e se não soubermos o meu concorrente vai saber”, finaliza Sinara.

Aula Inaugural

Na última segunda-feira (22), aconteceu a aula inaugural do curso de especialização em Dermoestética. A aula magna foi ministrada pela Msc. Nádia Charchar, especialista em responsabilidade social em estética.

Mais informações: (91) 3222-7559/3241-5774 ou pelo site www.famaz.edu.br.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Famaz realiza aula inaugural de pós-graduação em Dermoestética

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realiza na próxima segunda-feira, 22 de Agosto, às 19h no auditório da Famaz, a aula inaugural do curso de especialização em Dermoestética. A aula magna terá como tema: “Ética e Responsabilidade Social”, ministrado pela Msc. Nádia Chachar, especialista em Responsabilidade Social em Estética.

O público alvo do curso são profissionais que tenham interesse em atuar ou já atuam na área de estética, dermatológica, cirurgia plástica, fisioterapia, que pretendem aprimorar seus conhecimentos para uma visão multidisciplinar e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Famaz amplia acervo bibliográfico

Neste segundo semestre, a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) adquiriu novos livros, revistas e periódicos para ampliar o acervo da biblioteca. A Faculdade iniciou este segundo semestre com um acréscimo de 1.000 livros, oito novas assinaturas e nove renovações de revistas e periódicos.

Com essas aquisições, a Famaz conta com um total 13.401 livros e 1.310 exemplares de periódicos e revistas científicas para os cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Gestão Ambiental e Gestão Hospitalar.

Para o responsável pelo acervo da Famaz, o bibliotecário Silvério Martins da Silva Júnior, os acadêmicos poderão aprofundar ainda mais as pesquisas e crescer profissionalmente. “Todo este material é de usufruto dos acadêmicos e, com a ampliação do acervo, certamente os alunos serão beneficiados com mais conhecimentos”.

Com este investimento, a Instituição cumpre a exigência de bibliografias exigidas pelo Ministério da Educação (MEC) para o reconhecimento dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem e Gestão Hospitalar.


Novos cursos

Em 2011, a Famaz ganhou três novos cursos de graduação: Biomedicina, Direito e Gestão Ambiental a já possui uma vasta literatura voltadas para esses cursos. “Até o final do ano, a Faculdade irá comprar mais livros”, finaliza Silvério.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Famaz dá boas-vindas aos calouros

No último dia 5, a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) recebeu os calouros com um grande evento de apresentação da Instituição, desde o corpo técnico, professores à estrutura geral do Grupo Educacional Euro Americano que está presente em dois e estados brasileiros e no distrito federal, com uma gama de 20 mil alunos matriculados. O diretor geral da Faculdade, prof. Shen Paul, apresentou aos alunos os princípios e demandas que eles devem esperar e cobrar da Famaz.

“Nosso objetivo é forma cidadãos. Não pensem que essa vitória de hoje vocês estarem matriculados num curso superior é a realização completa. Esse é apenas o início. O que nós queremos para vocês é disponibilizar o que há de melhor dentro do curso de que vocês escolheram, mas vocês (e mais ninguém) precisam decidir agora se querem ser mais um ou querem ser “o” profissional”, ressaltou o diretor.

Essa explanação mostrou aos alunos o quanto a Instituição é séria e o quanto eles precisam estar cientes da carreira que desejam seguir. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam uma redução no número de desemprego no mês de julho em 6.2%. Desse número, duas hipóteses podem ser levantadas. A primeira: as pessoas estão se qualificando mais e aproveitando melhor as oportunidades de trabalho. A segunda: O mercado está ofertando mais vagas de emprego, ou pela economia brasileira que está mais dinâmica ou porque a iniciativa privada está mais otimista.

Especulações à parte, o coordenador do curso de Enfermagem, o doutorando Marcelo Mendes, dá uma explicação mais simples para esse aumento no número de empregos. “Não basta apenas ter diploma, títulos e cursos, se a pessoa não for realmente profissional. Ela deve decidir se ela será diferenciada ou igual às demais. Igual, o mercado já está cheio. Ainda bem que as pessoas já descobriram isso e estão investindo nas próprias carreiras e, sobretudo, respeitando as suas aptidões. Ter paixão pela profissão escolhida é fundamental”, definiu Marcelo.

Os calouros presentes no evento ficaram atentos a todas as informações passadas pelo corpo docente da Famaz. A caloura de Ciências Contábeis, Glauce Souza, esteve na aula inaugural e saiu cheio de expectativas sobre a Instituição. “A primeira impressão é a que fica, e o que a Instituição está mostrando aos alunos logo de cara, me faz acreditar que escolhi a faculdade certa para me graduar”, afirma a caloura.

Nadoc

Para dar mais amparo aos novos graduandos, a Famaz mantém o Núcleo de Atendimento Discente e Docente (Nadoc) para auxiliar tanto alunos quanto professores nas demandas pedagógicas que foram surgindo no decorrer do curso. Nesse Núcleo, os alunos podem buscar acompanhamento pedagógico individual, cursos de nivelamento em português e matemática, para que a língua seja uma aliada e o raciocínio lógico estimulado. “Nosso objetivo é amparar o aluno na sua dificuldade, saná-la e potencializar o desenvolvimento profissional dele dentro da própria área de atuação”, explica a coordenadora pedagógica do Nadoc, Nicelma Soares.

Nessas primeiras semanas de aula, será divulgado de sala em sala o trabalho do Nadoc para que em setembro iniciem os cursos de nivelamento em língua portuguesa e matemática.

Neste segundo semestre, cerca de 225 alunos ingressaram nos seis cursos da Famaz: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental, Enfermagem e Biomedicina. No próximo dia 29, acontece a recepção de 300 calouros do curso de Direito. Somando 525 docentes novos apenas no 2º semestre de 2011.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Horário de funcionamento da FAMAZ

De segunda a sexta-feira, de 13: 00h ás 22:00 - secretária acadêmica, biblioteca, manutenção, NTI, reprografia, protocolo, pós-graduação.

De segunda a sexta-feira, de 13: 00 as 21: 30 - Atendimento das coordenações.

De segunda a sexta-feira, de 10: 00 as 20: 00 - Vestibular.

Das 10: 00h ás 12: 00h, 13: 00 ás 18: 00h - Departamentos Administrativos.

Sábado - somente a biblioteca, atividades extracurriculares, aulas da pós-graduação, aulas de reposição, e vestibular agendado (em períodos definidos pelo Edital).

Obs.: O horário de funcionamento pode sofrer alteração, em conformidade com as necessidades operacionais da IES.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Famaz prorroga inscrições para o vestibular agendado

As Inscrições para o Vestibular Agendado 2011/2 da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) foram prorrogadas até o dia 31 de agosto. A Instituição continua inovando em seu processo seletivo agendado. Agora, a Instituição oferta 300 vagas para o curso de Direito divididas entre os turnos vespertino e noturno. No total o processo seletivo agendado disponibiliza 525 vagas para Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Direito.

A taxa de inscrição é de R$ 55,00 e poderá ser paga em qualquer agência bancária. Por se tratar de um vestibular agendado, o candidato pode escolher uma das datas até 31 de agosto, as terças e quinta-feira, no horário de 14h às 22h e aos sábados de 14 às 17h. As inscrições podem ser feitas no horário de 10h e 19h, na sede da Famaz (Avenida Visconde de Souza Franco Nº 72, bairro do Reduto - Doca), ou através do site: www.famaz.edu.br.

Prova - Ao todo serão 50 questões divididas em uma prova de múltipla escolha nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e a Redação.

Informações:

Endereço: Famaz – Avenida Visconde de Souza Franco Nº 72, bairro do Reduto - Doca

Telefone: (91) 3201-0387/ 3201-0388

Site: www.famaz.edu.br

Especialização aumenta as chances de boas colocações no mercado

O sonho de todo acadêmico ao sair da universidade é conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Mas como conseguir tal feito, quando a exigência por profissionais experientes é cada vez maior? Com tanta competitividade ter apenas a graduação não é sinônimo de emprego garantido e ter um curso de pós-graduação no currículo pode significar uma vantagem a mais para se conseguir o tão sonhado emprego.

Dados do Censo da Educação Ensino Superior divulgadas em 2009 destacam que no Brasil há 5,116 milhões de alunos matriculados em faculdades, universidades ou institutos federais de todo o país.

Para o administrador e professor da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), Affonso Nogueira, doutorando em Administração pela Universidade de ESADE em Barcelona, na Espanha, o primeiro passo para alcançar um emprego com melhor remuneração é especializar-se na área que se pretende atuar. “No Brasil, uma boa graduação e uma especialização em uma área específica e o domínio da língua inglesa propicia ao profissional grandes chances de obter uma boa colocação no mercado de trabalho”, afirma o professor universitário.

O Brasil não possui dados oficiais sobre o número de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização, MBA), mas é fato que ter um título de pós-graduação no currículo é primordial para o aperfeiçoamento profissional. Hoje, é importante o profissional ir mais além, investir na carreira. Associado a uma pós-graduação, a pessoa deve ter conhecimento de outro idioma. “Você não pode parar de estudar! Mas, digo que especialmente aqui no Brasil, é indispensável o domínio da língua inglesa. Nosso país está cada vez mais se tornando um player no cenário internacional. Portanto, de nada adiantará você ter graduação e pós-graduação se não souber se comunicar”, acentua Affonso.

Pensando em ampliar sua gama de conhecimento, a psicóloga e chefe em Recursos Humanos de uma empresa do setor de saáude, Mayla Neno, já cursou duas especializações e viu o mercado de trabalho se ampliar em sua frente. No início da carreira, Mayla teve a competência colocada em prova, principalmente ao sair da academia. “Muitas vezes os gestores não tem segurança em delegar atividades aos profissionais recém-graduados. Portanto, se estabelecer no mercado sem know-how é um grande desafio. É preciso estar sempre atualizado, ter persistência e segurança”, afirma à psicóloga.

Para a psicóloga, é comum se deparar com candidatos para vagas “qualquer coisa”, pessoas que buscam graduação e pós-graduação em áreas distintas das tentativas de colocação no mercado, ou vice versa. “Esta ação demonstra a incongruência entre conhecimento teórico almejado e a prática profissional evidenciando ainda mais a falta de conhecimento (teórico e prático) de forma mais ampla e profunda”, conclui Mayla.

Adelaide Baia é um exemplo vivo de foco profissional. Ainda nem concluiu a graduação em Enfermagem e já está preocupada em ampliar sua área de conhecimento. Para ela, todo profissional que conclui um curso superior precisa de uma pós-graduação. “No caso da Enfermagem, se o profissional não tiver uma pós-graduação ele será um profissional generalista e certamente não conseguirá bons cargos. Precisamos pensar no mercado como um todo, prevendo as oportunidades”, comenta.

Para quem possui pós-graduação, a diferença salarial é clara. Saulo Martins, coordenador geral da pós-graduação do Grupo Euro-Americano, explica que para cada ano de pós, o valor do salário aumenta, em média, 15%. Em determinadas áreas, esse acréscimo pode chegar até a 67%. “O profissional precisa planejar a sua carreira e verificar aonde quer chegar. Isso é o real diferencial”, ressalta.

Famaz amplia sua área de atuação

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) envereda cada vez mais no ramo da educação continuada com 6 cursos de pós-graduação: Obstetrícia e Neonatal, Saúde da Família e Urgência e Emergência, Dermoestética, Gestão Ambiental Sustentável e Gestão Estratégica de Pessoas.

Serviço: Telefone 3222-7559/ 3241-5774 ou pelo site www.famaz.edu.br.